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Consultor SEO

Brasília DF Consultor SEO

Se você chegou nessa você chegou nessa página é muito provavelmente que está procurando um Consultor de SEO em Brasília  ou em qualquer parte do Distrito Federal, seja na Asa Norte, Taguatinga, Guará, Lago Sul, Lago Norte, Asa Sul ou em qualquer das demais localizações do DF, do Brasil ou do mundo, uma vez que uma consultoria de SEO pode ser dada via on-line.

Nesse artigo vou tirar as maiores dúvidas que chegam a mim sobre o que um profissional especialista em ranquear sites nos mecanismos de busca faz, de como ele pode ajudar você e da vital importância de um para o seu negócio seja no mundo on-line (dentro da internet) ou off-line (fora da internet).

O Que Um Consultor de SEO Faz?

SEO O que é?

Mas antes vamos desvendar o significado da sigla SEO.

O Que é SEO?

SEO é a abreviação de “Search Engine Optimization”, que traduzida para o português significa “otimização para mecanismos de busca” .

Basicamente SEO são estratégias que se forem aplicadas corretamente posicionam um site  nos mecanismos de busca como, por exemplo, no Google.

Ter seu site bem posicionado nos mecanismos de busca é muito importante para que ele possa ser encontrado por um potencial cliente.

No caso do Google foram estabelecidas diversas regras e diretrizes.  E o conhecimento sobre elas é fundamental para quem quer classificar o seu site.

Vamos a um exemplo.

Pegue uma palavra ou frase qualquer. No nosso exemplo decidi escolher a palavra - cliente. Agora vamos colocada no Google e fazer a pesquisa.

Brasília Keyword SEO Cliente

Após a pesquisa realizada o Google apresenta os seguintes resultados para a keyword - cliente. 

Keyword que traduzido para o português significa palavra-chave - é um termo técnico usado pelos profissionais de SEO e que no nosso linguajar significa qualquer palavra ou frase pesquisada em qualquer buscador. Seja o Google, Bing, Ask ou qualquer outro.

Voltando ao nosso assunto segue abaixo o resultado da pesquisa realizada no buscador do Google

Exemplo Busca Keyword Cliente

E a lá embaixo da página do também é demonstrado o número de páginas que o Google oferece quando é feita a pesquisa para a keyword - cliente.

Keyword Páginas Quantidade

E a lá embaixo da página do também é demonstrado o número de páginas que o Google oferece quando é feita a pesquisa para a keyword - cliente.

Viu só?! 🤗

São 31 páginas. Isso significa são mais de 300 sites só para a palavra cliente uma vez que o Google oferece 10 resultados orgânicos por página. Resultados orgânicos são aqueles que o site aparece sem pagar ao Google. Isso eu explico mais à frente agora fique só com essa imagem.

Você acha que alguém vai a última página do Google quando faz alguma pesquisa no Google?

A resposta é definitivamente um Nããããooo. 

E digo mais a grande maioria dos clientes quando realiza uma pesquisa no Google não passa da primeira página.

Então se você possui um site e ele não está na primeira página, já era!

Ninguém vai achar o seu site. Mas por outro lado, se o seu site esta na primeira página do Google o aumento da clientela é certeira.

E aí que um consultor de SEO que mora em Brasília, mas que pode prestar seu serviços para qualquer um que tenha internet, entra.

Um especialista em SEO se especializou em colocar sites na primeira página de um buscador .

Consultoria SEO Brasília-DF

Já de antemão esclareço que mesmo morando em Brasília posso atendê-lo em qualquer lugar. Seja na Asa Sul, na Asa Norte, Taguatinga, Guará, seja em Porto Alegre, seja em Manaus ou em qualquer lugar do Brasil ou do Mundo.

Se estiver no Japão, não há problemas. Basta ter um conexão com a internet que os meus serviços estarão à sua disposição.

SEO Consultoria Brasil Online

E o diacho do profissional de SEO que mora em Brasília pode fazer por você afinal?

Calma!!! 😎

Vamos lá! Aproveito e te chamo para um pequeno exercício de imaginação.

Imagine uma loja em um lugar ermo, de difícil acesso e que ninguém ou quase ninguém a visite. Essa loja oferece os melhores serviços ou produtos do seu ramo, mas ninguém sabe disso.

Os potenciais clientes dela estão comprando produtos ou serviços de outras lojas só porque encontram essas outras lojas muito mais facilmente.

Sem SEO Sem Clientes
Com SEO Muitos Clientes

Por outro lado, imagine essa mesma loja que oferece os melhores serviços ou produtos seja transferida para o lugar onde todo mundo que procura o serviço ou produto que essa loja oferece vão. E mais! Essa loja está em um lugar de destaque em relação às demais lojas do seu ramo sendo a preferida entre a concorrência.

Pois bem!

Esses dois exemplos são a diferença de quem possui um site na primeira página do google e de quem possui um site que aparece da segunda página do google em diante. Quase ninguém quando pesquisa no Google vai até a segunda página do Google para procurar algo muito menos para as demais páginas.

O grosso das pesquisas se concentra na primeira página e é na PRIMEIRA PÁGINA DO GOOGLE QUE O SEU SITE TEM DE ESTAR. Atraindo vários clientes para o seu negócios todos os dias -  24h.

SEO Igual a Muito Mais Clientes

E é isso que um profissional em SEO localizado em Brasília pode proporcionar a você. Um consultor de SEO é um especialista no buscador do Google, estudou  e estuda as técnicas de ranqueamento de site nas páginas do Google. Só para você ter uma ideia o Google leva em consideração mais de 200 fatores ao ranquear uma página de um site em seu buscador.  

Esses fatores podem ser subdivididos em 9  (nove) itens: 

  • Domínio
  • Arquitetura da Páginas
  • Fatores no nível do site
  • Backlink
  • Interação com o usuário
  • Regras especiais de algoritmo do Google
  • Sinais de Marca
  • Fatores de spam na Web no site
  • Fatores de spam da Web fora do site

Não vou entrar em cada item desses, pois não é o objetivo deste artigo. Futuramente público um dicionário técnico explicando todos esses termos técnicos para você caso te interesse.

O Google também faz diversas modificações em seu algoritmo todo o ano e quem é técnico em SEO tem de acompanhar-las e testá-las. Em um ano o algoritmo do Google muda cerda de 500 a 600 vezes.

Éeeeh! Para você ver. A vida de um consultor não é brincadeira não. 😓

Desse modo, um profissional da busca deve estudar muito e estar sempre testando, pois a maioria desses fatores o Google não revela para ninguém.

Isso mesmo, é um segredo guardado a 7 chaves e o GOOGLE NÃO revela a ninguém. Então, para nós profissionais de SEO, só nos resta testar, testar e testar.


E esse segredo todo tem um porquê muito simples. O Google ganha dinheiro com publicidade em suas páginas. Deixa eu dar um exemplo e já aproveito para te explicar a diferença entre os resultados de pesquisa pagos e o resultados pesquisa  orgânicos.

​​​​Google: Pesquisa Paga x Pesquisa Orgânica

Google Pesquisa Orgânica x  Paga

Pesquisas pagas são aquelas que aparecem na parte superior e na parte inferior da página do Google. São ditas pagas, pois logicamente quem quiser colocar o seu site lá tem de pagar. A cada clique que o consumidor der no site que está lá o dono do site paga uma quantia para o Google.

Segue abaixo um exemplo de pesquisa paga tanto para a parte de cima quanto para a parte de baixo da página do Google. A palavra-chave que vamos usar - aluguel de carros Brasília.

Essa primeira imagem é da parte superior da página de pesquisa do Google.

Google Pesquisa Paga Acima Aluguel

Já essa imagem abaixo é da parte inferior da SERP.

Pesquisa Paga Google de baixo da Página

Esses anúncios são vistos muitas vezes com desconfiança pelo consumidor, uma vez que ninguém gosta de propaganda, não é mesmo?😂 

Já as pesquisas orgânicas são aquelas que aparecem sem serem pagas. Os sites estão lá de uma forma “natural” e são vistos pelo consumidor sem desconfiança. O consumidor pensa que o site está lá por mérito.

É um anúncio disfarçado que dá certo e muito certo. A aquisição de clientes feita pela pesquisa orgânica chega a ser espantosa.

E é por isso que o Google não gosta de ensinar as regras de ranqueamento de sites na SERP. Como ele ganha dinheiro com os anúncios como explicado acima e não quer perder esse dinheiro para nós - profissionais da busca.

E só para você saber SERP - Search Engine Results Page - cuja tradução é - página de resultados do mecanismo de pesquisa. Essa sigla - SERP - é o termo técnico usado para as páginas do Google depois de realizada a pesquisa.

Pesquisa no Google: Como o Cliente Chega até Você

Online SEO Clientes

Você deve estar se perguntando como o cliente chegará até você por meio do Google. Deixa eu dar um exemplo para ficar mais fácil de você entender.

Vamos supor que você more em Brasília e a privada da sua casa entupiu. Você vai a procura de uma desentupidora como? Há um tempo atrás você procuraria numa lista telefônica, não é mesmo? Se você já passou dos 40 anos vai se lembrar da lista, mas se é mais jovem nem saberá o que é isso.

Faça um teste e pergunte para um jovem de 20 anos. 😁

Hoje, certamente, a primeira coisa que se faz hoje é ir para um computador, tablet ou celular e realiza uma pesquisa no Google.

Agora vamos fazer uma simulação dessa pesquisa:

Você vai até ao buscador do Google e digita  - desentupidora Brasília. Após realizada a pesquisa o Google trará o seguinte resultado orgânico. Lembrando que os resultados orgânicos são aqueles não pagos e vêm depois dos resultados pagos:

Google Pesquisa Orgânica Brasilia Desentupidora

Essas são as empresas desentupidoras que prestam esse serviço em Brasília. Imagina só, quantas privadas existem em Brasília. Daí você pode tirar o quanto esse serviço é procurado por aqui. 🤣

Agora vamos fazer um teste. Vamos pegar o site que está primeiro lugar nas pesquisas orgânica e verificar a quantidade de pessoas acessam todo os meses o site.

A ferramenta que vamos utilizar para fazer essa verificação é a aHrefs e o site a ser analisado é o velozdesentupidora.com.br que como você pode verificar na figura acima está em primeiro lugar nas pesquisas orgânicas.

Desentupidora Brasília  aHrefs Pesquisa Organica

Viu só!!! 😮

931 visitas todos os meses só por estar na primeira página.

E quem visita um site de desentupidora? Ah!! Logicamente só potenciais clientes, não é mesmo? E quantos dessas 931 visitas se convertem em clientes?

E tem mais.

Se você for um prestador desse serviço em Brasília e não aparece logo na primeira página do Google já era.

Está perdendo um monte de cliente. E é aí que eu entro.

Como sou um profissional de SEO mesmo morando em Brasília  conheço as técnicas para colocar o seu site na primeira página. E o resultado, pode ter certeza, é certeiro. Não tem como não conseguir mais clientes.

Primeira Página do Google: Para Que?

Google SEO Primeira Página

Caso você não saiba, não basta criar um site e ficar esperando que as pessoas o acessem. São mais de um BILHÃO de sites pelo mundo. Já em 2014 tínhamos uma média de mais ou menos 100 bilhões de busca mensalmente feitas no google.

Isso mesmo eu disse 100 bilhões de buscas mensais.

E imagine hoje!!

Certamente quem está procurando pelo PRODUTO OU SERVIÇO QUE VOCÊ OFERECE está procurando por ele no Google e é aqui que eu como Consultor de SEO que mesmo morando em Brasília entra para te ajudar.

E é por isso que seu site tem de estar na primeira página do Google. Não serve a segunda, terceira nem quarta nem quinta e demais páginas tem de ser logo na PRIMEIRA PÁGINA.

Pois como eu já disse e torno a dizer quase NINGUÉM visita a segunda e demais páginas do Google. Da segunda página em diante é um deserto.

Existe um ditado para para quem conhece o Google que diz que a segunda página do Google é o melhor lugar para esconder um cadáver.

É um ditado um pouco mórbido, mas explica exatamente o que acontece com um site que esteja na segunda página quem dirá nas demais páginas que não sejam a primeira.

Pergunte a você mesmo. Faça uma reflexão  e tente se lembrar quando foi a última vez que você foi a segunda página. Depois pergunte a um amigo, parente, qualquer um.

Você vai acabar percebendo que o ditado acima tem lá a suas razões.

Segunda Pagina SERP Google

E se você chegou até aqui, já compreendeu que apenas criar um site não atrai nenhum cliente para seu negócio. E deve estar se perguntando o que efetivamente um profissional que mora em Brasília faz.

Profissional de SEO Brasília - O que faz efetivamente?

Curto e grosso. Eu coloco o seu site na primeira página do Google e com isso atraio muitos clientes para o seu negócio. E também já deixo o seu site prontinho de uma maneira que o visitante passe de um mero curioso a um cliente consumidor e depois se transforme em um cliente fiel à você.

Ao elaborar a estratégia eu preparo o seu site de modo que ele além de aparecer na primeira página do buscador do Google também atrairá clientes já interessados em seu produto ou serviço.

É porque não adianta nada o site ter visitas e esses visitantes não consumam nada.

Dessa maneira as estratégias de SEO que eu planejo já estão afiadas para que quando um mero visitante chegue no  site ele acabe se transformando em um cliente cativo de você.

Hoje as técnicas de SEO estão intimamente ligadas às técnicas de marketing e ao negócio como um todo.

Você pode até achar que uma coisa não tem nada haver com a outra, mas se acha isso te digo que está enganado, muito enganado.😎

SEO e o Marketing: Tudo Haver!!!

SEM Brasília Marketing de Mecanismo de Pesquisa

Já há um tempo que o SEO e o marketing vêm se fundindo e já há até um termo técnico para isso que é SEM. SEM á a sigla para - Search Engine Marketing- que traduzido para o português fica Marketing de Mecanismos de Busca.

E não tinha como ser de outro jeito. O marketing online tem como a sua matéria prima principal o conteúdo.

Esse conteúdo deve ser escrito de uma forma que tire as dúvidas do cliente sobre o seu produto ou serviço e ao mesmo tempo esse conteúdo tem de persuadir o consumidor demonstrando que o seu produto ou serviço é a melhor opção dentre as demais disponíveis no mercado.

Quem escreve esse conteúdo é o redator, mas  quem faz a pauta e determina como vai ser escrito esse conteúdo sou eu - profissional SEO de Brasília.

Além do mais, o Google tem uma ferramenta chamada Google Analytics. Nela são analisadas o tempo em que o visitante do site permanece em  cada artigo, a taxa de rejeição do artigo, a navegação do usuário dentro do site e outros elementos.

Sendo que todos esses elementos são fatores de posicionamento do site na SERP. Sendo assim, todos esses fatores são analisados e levados em conta na estratégia elaborada pelo consultor de SEO.

SEO e Marketing de Conteúdo

Estratégia de Marketing de Conteúdo

Observe que qualquer tipo de pesquisa feita no Google, seja digitando ou mesmo por voz se transforma em palavras, frases que o Google tem de decodificar, descobrir qual é a intenção do usuário e entregar o melhor resultado para ele.

Logo o trabalho do analista de SEO está intimamente ligado com o conteúdo. O texto tem de estar escrito de uma forma que não só o usuário entenda como também o Google entenda.

O Google lê os códigos contidos em um texto e não o texto em si. Observe na figura abaixo os códigos dos quais eu estou dizendo:

Códigos Leitura Google

E eu tenho que fazer a mistura perfeita entre os dois - texto código + texto escrito.

Como tenho que lidar com o conteúdo aplico as técnicas de marketing juntando tudo. Procurando sempre a perfeição.

SEO é lindo. Você não acha?😍

SEO e Copywrite

SEM Copywrite SEO

Copywrite é uma técnicas de marketing de criação de textos persuasivos, que convencem o seu cliente a adquirir o seu produto ou serviço. Recursos neurológicos são aplicados em um público específico para que escolham o produto ou serviço ali oferecido.

O texto é escrito de forma que o cliente não só entre no site, mas também permaneça nele.

Caso tenha maior interesse sobre o assunto recomendo a leitura do livro Web Copy That Sells que infelizmente não está traduzido para o português, mas é um leitura fantástica e esclarecerá melhor o assunto.

Desse modo, como o profissional de SEO tem de lidar com a escrita tem de saber sobre copywriter também.

Observe que a construção ou reestruturação do site estará toda voltada para aquisição de novos clientes e também para a sua retenção.

Há muito mais para se falar sobre SEO. É um assunto com muitas ramificações. Eu poderia me aprofundar mais, mas para não cansar você deixarei para outra oportunidade.

Futuramente visite o meu blog que lá trarei dicas muito úteis para o seu negócio.

Consultor SEO Brasília: Como é prestado

Prestação Serviços SEO

Bem, na verdade, eu vou aqui explicar como é a minha consultoria, pois só posso falar por mim, não é mesmo? 😂

A consultoria SEO que ofereço é flexível. Depende das necessidades do cliente, mas existem alguns fatores importantes a serem observados, tais como:

1º Onde o site do cliente está posicionado nos mecanismos de busca em relação aos rankings locais e ao nacional no momento em que abordo o projeto.

2º Problemas técnicos descobertos na auditoria do site.

3º Da concorrência no mecanismo de busca do nicho em que o cliente atua.

Caso o cliente ainda não tenha nem o site eu parto do zero mesmo.

São diversos procedimentos a serem executados abaixo seguem abaixo os mais comuns Porém, tenha em mente sempre que cada caso é um caso.

Reunião para o Planejamento Estratégico de SEO

Reunião Estratégica Alinhamento de Expectativas

A partir daqui vou tratar de explicar como é prestado uma consultoria de SEO.

Primeiramente eu marco uma reunião com o cliente para entender as reais necessidades e faço um alinhamento das expectativas.

Muitas vezes, o cliente nem sabe ao certo o que ele quer, mas não se preocupe caso seja esse o seu caso, pois com uma bela conversa dá para estabelecer uma estratégia personalizada que garante o sucesso do marketing de pesquisa a longo prazo.

Aqui esta mais uma vantagem de se trabalhar uma estratégia de marketing com SEO, ao contrário das estratégias criadas nas mídias sociais – Facebook, Instagran, etc – que são de curto prazo as estratégias e táticas aplicadas com o SEO são de longo prazo.

Após a conversa o cliente já tem em mente o que exatamente será realizado para que o seu negócio dispare na SERP e obter melhor colocação.

Público Alvo

Público Alvo

Aqui está a essência de todo trabalho. E vou te contar uma coisa, a grande maioria das vezes o cliente não sabe qual é o seu público alvo.

A maioria das vezes ele pensa que sabe, mas quando realizo uma pesquisa mais a fundo o cliente acaba dando o braço a torce e reconhece que não tinha uma noção total do seu público alvo.

E o público é de suma importância, uma vez que a estratégia de SEO vai ser totalmente direcionada para ele.

Com a pesquisa de público alvo já pronta o site é produzido tendo como meta a aquisição de novos clientes e a sua retenção.

Auditoria do Site

SEO Site Auditoria

Caso já tenha um site, acha que ele já está bom e mesmo assim ele não sai do lugar nos buscadores eu posso verificar para você o que está ocorrendo.

Eu realizo uma auditoria procurando onde estão os pontos fracos do seu site.

Nela crio um relatório indicando os pontos que podem ser aperfeiçoados para que seu site dispare na SERP.

Nessa análise verifico todos os fatores on-page (dentro do site) e off-page (fora do site) que não estão de acordo com as diretrizes do Google e dos demais buscadores

Faço uma análise criteriosa tanto dos links que estão apontando para o seu site quanto dos links internos do seu site.

Caso não saiba, os links são de fundamental importância para o ranqueamento de um site. Assim como a estruturação deles tanto interna quanto externamente.

Seguindo a risca o relatório que disponibilizo após minha auditoria não há como o seu site não desempaque, melhore posicionamento dele na SERP  e assim atraia mais clientes para o seu negócio.

Velocidade do Site

Velocidade do Site

E aí? O seu site é veloz ou fica demorando para carregar.

Você já tentou abrir um site e pela demora no carregamento da página você passou para outro site.

Esta aí o porquê da importância da velocidade de um. Olhe o que Neil Patel diz em seu site no artigo - A velocidade é um assassino - sobre o tempo de carregamento de um site.

Quase metade dos usuários da web esperam que um site carregue em 2 segundos ou menos, e eles tendem a abandonar um site que não é carregado em 3 segundos. 79% dos compradores da Web que têm problemas com o desempenho do site dizem que não retornarão ao site para comprar novamente e 44% deles diriam a um amigo se tivessem uma experiência ruim ao comprar on-line.”  Neil Patel

Viu só?! 😮

Cada usuário que abandona o seu site é um cliente que você perde para a concorrência, concorda comigo?

Caso já tenha um site faça um teste.

O Google disponibiliza uma ferramenta gratuita chamada – Page Speed Insights – que além de analisar a velocidade do seu site nos Desktops e dispositivos móveis como Smartfones - demonstra também outros problemas técnicos que o seu site possui.

Basta colocar a URL do seu site e fazer a análise.

PageSpeed Insights Teste de velocidade

E aí? Fez o teste?

Como o seu site se saiu no teste?

Arquitetura do Site e SEO

SEO e Arquitetura do site

Aqui está uma área que eu particularmente mais gosto de planejar e implementar quando se trata de SEO.

Cada site tem uma potência que é medida por diversas ferramentas que o mercado. Como o Semruch, Magestic, aHrefs, entre outras.

Eu uso a aHrefs que possui o maior banco de dados de todas. Ela é um pouquinho cara. O plano que eu utilizo é o Standard que tem um custo de 179 dólares mensais, mas ela vale cada centavo, pois os frutos que eu colho são magníficos. Servindo a mim e aos meus clientes. 🤑

Pois bem, como eu estava dizendo cada site tem força que é medida pelas diversas ferramentas. Um dos índices que a aHrefs disponibiliza o DR - Domain Rating - que significa classificação de domínio. 

O DR leva em conta diversos fatores para ser formado tais como: o potencial de tráfego de pesquisa dos tópicos que cada site está cobrindo, nível de competição por esses tópicos em cada nicho; a qualidade do conteúdo e otimizações na página, qualidade geral do site (design, velocidade, etc) entre outros fatores.

O índice vai de zero a 100 sendo 100 a sua maior pontuação.

Assim como o site possui uma força cada página do site também tem a sua própria força. Hoje em dia tanto o site em si quanto cada página de site são ativos. Isso mesmo! E como ativo valem dinheiro🤑 , mas isso é assunto para outro momento.

O que está ligado diretamente com a arquitetura de um site é que o site quando é criado ou reorganizado tem de ser estruturado de uma forma que a força de cada página possa fruir de uma página para outra. Esse fluxo deve ser feito de uma forma que a força maior fique com as páginas mais relevantes para o propósito do site.

Isso requer um planejamento muito bem harmonizado com as regras dos buscadores em especial ao buscador do Google que é o mais utilizado não só no Brasil como no mundo.

E como já foi dito e torno a repetir o Google não disponibiliza essas regras. Por isso, nós profissionais do SEO nos baseamos em testes e muitos testes.

Backlinks

Link Building e SEO

Se lembra que eu disse que já fizeram uma pesquisa e descobriram que o Google leva em consideração 200 fatores para ranquear um determinado site?

Pois bem. Dentre esses 200 fatores existem 4 que são considerados mais relevantes e dentre esses 4 quem está incluído?

Advinha!!! Advinha!!!🤗

Tchan!!! Tchan!!! Tchan!!!😱

São os Backlinks, mas antes deixa eu te explicar o que são links. Um link nada mais é do que qualquer parte do site que ao clicar com o curso do mouse te envia ou para outro lugar do próprio site em que você está navegando ou o leva para outro site.

Já o Backlink é a construção desses links de um modo estratégico e inteligente de modo melhore a experiencia do leitor e juntamente atraia mais trafego para o site.

Desse modo, tanto os links internos quanto os externos são de crucial importância para o ranqueamento de um site.

Os links internos são os que fazem a ligação dentro do site. Envia o usuário para a mesma página ou para outra página, mas do mesmo site.  Já os links externos são aqueles que enviam do seu site para outro site ou os que enviam os usuários de outro site para o seu site.

Ai a "brincadeira” começa.

Cada link deve ser posicionado estrategicamente no seu site. Para você ter uma ideia até a palavra ou frase que contém o link deve ser escolhida cuidadosamente.

É lindo demais, não acha?

E também os links que outros sites apontam para você são muito importantes. Caso um site que possua muita força, como já foi explicado acima, aponte para você um link o seu site herdará parte dessa força. Para ser mais técnico aqui essa "força" que me refiro a gente que trabalha com SEO chama de Autoridade do Site.

Existem estratégias especificas para que sites de autoridade – que possuem força- apontem links para o seu site. E caso seja preciso e combinado na reunião inicial eu as aplico também para o seu site.

Conteúdo e SEO

SEO e Conteúdo

Outro item de suma importância para o ranqueamento de um site. Quando tratei do assunto Backlink eu expliquei que existem 4 fatores mais relevantes para o ranqueamento de um site. Outro desses 4 fatores é o conteúdo.

Existem vários detalhes técnicos que um consultor de SEO deve estar atento aqui.

Para começar um especialista em SEO deve fazer uma pesquisa de palavras-chave específica para o negócio do cliente. Aqui está o núcleo do trabalho de SEO. Dessa pesquisa sairá a pauta do site.

Também são nelas que serão colocados os links. Todo o site girará todo em torno dessas palavras-chave.

Esse conteúdo também deve ser escrito de uma forma hierárquica respeitando as tag h1, h2 h3 e assim por diante de modo que o Google entenda o que é mais importante no texto.

Esse texto também deve ser escrito de uma forma que evite uma possível punição do Google pelo excesso de palavras-chave. O excesso de palavras-chave em um texto possui o nome técnico de Keyword Stuffing. Desse modo, o texto tem de ser escrito com a quantidade correta de palavras-chave, uma vez que o excesso o Google pune e a baixa quantidade não ranqueia o site.

E o Google é cruel. A punição dele é sumária. Ele pode tirar só a sua página dos buscadores dele, mas também pode tirar o seu site inteiro. Então cuidado quando for brincar de SEO. Hohohoo!!!😱

Ah!! E a recuperação de sites penalizados pelo o Google é mais de uma de minhas diversas funções como consultor de SEO. Isso quando tem jeito, pois tem vez que já era.

O assunto conteúdo é muito abrangente. Vai desde confecção do texto escrito como também o trato das imagens, que por si só possui vários detalhes técnicos. O assunto conteúdo também inclui os vídeos para o seu site e também por último, mas não menos importantes as pesquisas feitas por voz que esta cada vez mais importante tendo projeções que já em 2020 ultrapasse as pesquisas realizadas via texto.